domingo, 21 de fevereiro de 2010

DESTINO


Sou feito de matérias desconhecidas, da reunião de moléculas em uma seqüência quase indecifrável, que faz de mim um ser único. Sei exatamente de onde vim, mas não faço idéia para onde estou indo. Vou descobrindo aos poucos meu destino, fazendo do passado o meu livro de histórias. Não sei se alguém se interessaria em lê-lo. É interessante até, mas ainda faltam muitas páginas a serem escritas. Não gostariam de ler uma obra inacabada.

O encantamento verdadeiro nunca cessa, mesmo que mude de intensidade. Algo que um dia foi admirado, jamais perderá totalmente a magia. O bom da vida é perceber que a oscilação de sentimentos faz parte do plano do lúdico e não da razão. Nunca se deixe levar pelo pragmatismo da vida adulta, creia nos seus sentimentos de infância, eles podem te trazer surpresas inimagináveis com o tempo. O que escrevo pode parecer sem sentido próprio, mas possui uma seqüência lógica simples e será de fácil entendimento para aqueles que acreditam no destino.

Fui buscando em meu livro imaginário por momentos marcantes que ajudaram a forjar o ser que sou hoje. Cada segundo tem sua importância, porém alguns fatos são preponderantes nas decisões de caminhos, sentimentos, respostas e perguntas. E lá no fundo fui visitar um mundo mágico, cheio de dúvidas e descobertas, onde a ansiedade, os hormônios, a inocência eram meus principais guias.

Sentia uma vergonha não sei de quê, uma inquietação não sei de onde, um amor não sei pra quem. Tudo muito confuso, indeterminado. E mesmo assim eu conseguia identificar um olhar diferente em meio à turbulência. Um sorriso em alegria de criança que era diferente de todos. Destino? Talvez. Só o tempo poderia dizer. E assim fui crescendo e deixando aquele olhar escondido lá no passado. Quem sabe algum dia poderia voltar a mirá-lo novamente...

Nunca perdi o olhar de vista, mas não o tinha mais por perto. Já não sabia quem era essa pessoa, o que sentia, quais eram seus anseios, suas angústias. Eu divagava sobre essas dúvidas e na certa errava ao julgar o que eu não tinha idéia do que era. Talvez isso tenha causado um afastamento estranho, sem motivos. Poderia ser um mecanismo de defesa pessoal, sei lá.

Mas a vida sempre volta ao ponto de onde partimos. Refazemos caminhos para que possamos aproveitar melhor a caminhada.

Um sorriso puro e sincero foi o suficiente para perceber que ali ainda estava quem eu conhecia. A mesma pessoa. Nada é capaz de apagar aquilo que vem carregado de verdade. Ninguém poderia me convencer de que seria possível tal reencontro. E foi. Sem a programação engessada dos tempos modernos, fui sendo levado pelas circunstâncias e mais do que isso: pela vida vivida.

Aquele olhar agora já fazia parte do mundo real. E nada poderia me desviar, tal qual uma cobra hipnotizada. Fui sonhando e vivendo, caminhando e sorrindo, admirando e sentindo. O destino estava fazendo seu papel: me mostrava que a vida surpreende por sua grandeza de possibilidades. Meus sentimentos de infância agora eram realidade adulta.

Tudo tem sua hora e forma de ser. Por mais que tentemos mandar, a natureza e o tempo são mais fortes do que qualquer pensamento em controlar os fatos. Não existe passado, presente ou futuro separados. É o tempo. Por isso o passado não ficou para trás, ele está me acompanhando e mostrando estar mais presente do que nunca.


Imagem: "The Kiss"(foto símbolo do fim da II Guerra Mundial)

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

  1. Lendo esse texto pude decifrar o que senti no dia 15 de fevereiro de 2010. Na maioria das vezes não conseguimos expressar com palavras aquilo que estamos sentindo, vc conseguiu dizer tudo aquilo que senti e que ainda sinto...

    Falar do meu sentimento é muito complicado, não sei dizer, porém sinto tudo, alegria, realização, bem-estar, desejo ardente, entusiasmo ...

    Apossando dos ensinamentos do enterno Drummond que fala do Amor Antigo:
    "O amor antigo vive de si mesmo
    não de cultivo alheio ou de presença.
    Nada exige nem pede. Nada espera,
    mas do destino não nega a sentença."

    Sinto tudo, quero continuar abrindo os olhos e vendo o brilho do sorriso do meu Amor Antigo que atualmente se fez presente graças ao destino!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse entreolhar eu já havia percebido e para mim não foi novidade qdo ele tornou a acontecer. Eu estou feliz com o destino, ELE esperou a hora própria.

    ResponderExcluir

Copyright © Boletim Afrocarioca | Design: Agência Mocho