segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O MELHOR PRESENTE DE TODOS


Eu lembro de uma noite em que já estava dormindo e meu pai veio me acordar. Eu dormia na parte de cima do beliche. Ele tinha acabado de chegar do trabalho, mas possuía nas mãos um presente que ficou marcado por toda a vida. Eram ingressos para o jogo entre Brasil e Uruguai válidos pelas eliminatórias da Copa de 94, em que fomos campeões.

-Ninho, olha o que eu trouxe pra você.

-O que pai?

-A gente vai ver o jogo do Brasil.

-Obrigado, pai.

-Boa noite.

E a partir daí foi uma espera sem fim até que chegasse o dia 19 de setembro. Eu só pensava e falava naquele jogo. Eu ia pisar no Maracanã. Eu ia ver a seleção brasileira. Eu ia ver o Romário fazer gol.

Acabara de completar 9 anos, mas já tinha sido invadido pela paixão futebolística. Meu presente de aniversário tinha sido um uniforme completo de goleiro. Sempre gostei daquela figura que saltava, fazia vôos plásticos, jogava com uma roupa diferente dos demais.

Não lembro o que aconteceu à caminho do estádio, mas a sensação de quando vi o gramado pela primeira vez me é tão nítida quanto as imagens que vejo à frente nesse momento. No corredor para entrar na área do campo, aquela imensidão foi se abrindo. E tinha tanta gente, tantas vozes gritando ao mesmo tempo. Me apaixonei por aquele lugar instantaneamente. Nada poderia me emocionar mais. Mais de cento e vinte mil pessoas trajando verde e amarelo. Aprendi a “ola”. Descobri um patriotismo que só existe pela bola e nunca pelas armas de meu país.

Eu ainda não tinha noção do que era o “Maracanazzo” de 50. Só sabia que Romário estava de volta à seleção e iria me fazer feliz naquela noite.

Só o Brasil atacava naquele dia. Eu via Taffarel fazendo poli-chinelos para não perder o aquecimento. O gol era questão de tempo, mas o primeiro tempo passou em branco. Eu iria ao Maracanã e não comemoraria um gol? O segundo tempo veio e com ele o espetáculo. Cruzamento na área...Romário subiu sozinho e cabeceou para baixo: GOL!!!!!!!! Bem na minha frente. Meu pai me abraçava e levantava no ar. Meu primeiro gol. Chegava perto do fim e Romário recebeu a bola em profundidade. Corria como uma flecha, driblou o goleiro e...GOL!!!!! Lindo! Lindo! Perfeito! O Brasil estava classificado para a Copa do Mundo dos EUA. Não era isso que me importava. Eu tinha pisado no maior do mundo. Tinha comemorado um gol do meu ídolo. Aquele local se tornaria o meu predileto para alegrias e tristezas dali em diante.

Por que me lembrei disso?

Porque sábado eu entrei no sambódromo com uma escola de samba pela primeira vez. O ensaio técnico da Portela, com as arquibancadas cheias, a bateria tocando, todos felizes, sambando, fez de mim novamente uma criança admirada com um lugar mágico. Não importa a idade, sempre nos emocionaremos com o novo.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Eu lamento não ter participado contigo destes 2 momentos, porém em compensação estive em vários outros grandes momentos, o 1º deles foi qdo nascestes. Isso ninguém teve. Te amo. Mami

    ResponderExcluir

Copyright © Boletim Afrocarioca | Design: Agência Mocho