terça-feira, 5 de janeiro de 2010

TRICOLORES


Em meio a presença de outros loucos como eu, pude perceber que a paixão tricolor nada mais é do que um sentimento sem explicações, que invade nosso corpo, nossa mente, de forma incontrolável. Sabe-se lá porque. Sou mais um fanático que grita, chora, pula, se desespera, mas acredita, persevera. Me apego ao sobrenatural, agarro-me à crença de que algo maior do que eu pode mudar o rumo das coisas. E assim essa paixão vai aumentando. O que recebo em troca? Alegria, êxtase, o direito de sonhar, o prazer da explosão de um gol.

Aprendi ao longo dos anos que amor futebolístico não se mantém apenas com títulos. Se fosse assim, talvez o meu já tivesse cessado. E pelo contrário: cresceu. O futebol é uma parábola da vida, onde lutamos por um objetivo, caímos, levantamos, traçamos metas, às vezes nos decepcionamos, vencemos e mesmo nas adversidades permanecemos em pé, acreditando em dias melhores. E quando o espírito de um time caminha junto aos seus sentimentos, aí está a comunhão perfeita. Time e torcida tornam-se um só. Se um perde, o outro também perde. Se um ganha, acontece o mesmo com o outro. Pois ambos são inseparáveis. Não se consegue distiguir onde um termina e começa o outro. São um só.

Tristes são aqueles que nunca tiveram a chance de extravasar em gritos e lágrimas após um gol. Não sabem até onde pode ir a emoção de um homem.

Como nasce essa paixão? Como ela se perpetua? Porque amamos um time e nunca o trocamos, seja lá qual o for o destino? Quem veste a camisa com orgulho sabe, mas não consegue explicar. Amo porque amo. Choro por que aquilo faz parte de mim. Nada sou sem ele e ele a mim.

Num mar de incertezas, imagino a bola a rolar, a rede balançando, os tricolores a tremularem suas bandeiras verde, branco e grená. Somos uma família. Daquelas cheias de defeitos, mas com um amor incondicional. Somente nós podemos falar mal. Quem vier de fora querendo nos criticar irá levar um sonoro: Não se mete!

Só quem é tricolor entende. Ser tricolor não é fácil. É tarefa para bons e sábios. Pessoas de bom gosto que mesmo diante do perigo, erguem suas cabeças e elevam a moral de seus guerreiros.

Sou um tricolor feliz por estar junto a meus iguais. Uma legião que segue sua falange de lutadores. Tricolores velhos ou novos. Tanto os que viram tempos mais vitoriosos ou os que assistem aos batalhadores, operários incansáveis de hoje. Fazemos parte de um grupo lindo que orgulha a nação. Diferentes nas cores que vestimos, diferentes naquilo que cantamos, diferentes no tamanho do sentimento. Simplesmente diferentes. Inexplicáveis.

Postagem mais recente Página inicial

2 comentários:

  1. A sua descrição do sentimento futebolístico em relação ao Tricolor, é a mesma q eu sinto em relação ao meu MENGÃO. Por isso somos tão parecidos em vários aspectos. Estou feliz pq vc voltou a escrever no seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Adorei negao!!! Tristes são aqueles que nunca tiveram a chance de extravasar em gritos e lágrimas após um gol. Isso é mto verdade! É bom demais!!!!!!

    ResponderExcluir

Copyright © Boletim Afrocarioca | Design: Agência Mocho